Select Page

Caixas-ninho

Caixa-ninho em painéis de madeira certificada FSC® do tipo contra-placado marítimo, indicada para utilização no exterior.

Características: Altura: 23 cm; Largura: 13 cm; Profundidade: 15 cm; Peso: 900 g

O local para instalação da caixa-ninho deve ser selecionado tendo em conta a SEGURANÇA e CONFORTO da espécie-alvo, privilegiando a sua proteção contra predadores e agente climáticos. Deve ser fixada num tronco ou poste a altura entre os 2 e 4 m, com direção oposta à dos ventos dominantes, de preferência a sul ou leste. Para além de preciosos indicadores da condição ambiental dos habitats, as aves, em particular as insetívoras, desempenham importantes funções ao nível da regulação natural de pragas associadas à floresta, por sobre elas atuarem como potenciais predadores.

A tendência atual para a simplificação do ecossistema florestal, tem impacte direto sobre a avifauna, resultando na diminuição de locais de nidificação, abrigo e alimentação. A comunidade de aves insetívoras dos sistemas arborizados é muito complexa e, apesar da sua dieta ampla e generalista, são bastante específicos no que toca aos locais onde se alimentam e onde se reproduzem. O incremento da disponibilidade de locais de nidificação artificiais para aves insetívoras cavernícolas (caixas-ninho) aumenta a densidade das aves ocupantes, contribuindo para a redução da população de insetos com potencial categoria de praga.