Select Page

A processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) é o principal inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal.

O seu nome advém-lhe do facto de constituir longas procissões de lagartas que se dirigem das árvores para o solo, onde irão crisalidar. Quando desfolhadas, as árvores exibem menores crescimentos e ocorre uma quebra na produção lenhosa.

Nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, fato que se atribui principalmente às condições climáticas verificadas.

Em ambiente urbano, este inseto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que pode trazer em termos de saúde pública: as lagartas libertam milhares de pêlos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reacções alérgicas no Homem e animais e, em casos extremos, a morte.

Entre os meios de luta disponíveis, aconselha-se a colocação de armadilhas sexuais para captura das borboletas, antes do final da Primavera.