O Plátipo (Platypus cylindrus) é um pequeno insecto da ordem Coleóptera que, no seu estado adulto, mede entre 6-8 mm de comprimento e 1,5 mm de largura. Possui uma forma rectangular, cor acastanhada e apresenta um claro dimorfismo sexual.
Os estudos desenvolvidos em Montado, com o objetivo de averiguar quais os insetos nocivos de maior impacte, permitem afirmar que esta é uma das espécies responsáveis pela morte do Sobreiro e Azinheira em Portugal e na bacia mediterrânica. Para além do Sobreiro e Azinheira, tem ainda como hospedeiro o Castanheiro.
Os sintomas do seu ataque são o dieback dos ramos e a existência de pequenos orifícios circulares de cerca de 2 mm com serrim de cor alaranjada a amarelada no tronco.
Para o controlo desta praga, a Afforest dispõe de feromonas específicas para captura de Plátipo, bem como armadilhas para coleópteros florestais onde a feromona deverá ser introduzida. As capturas deste inseto ocorrem principalmente entre abril e novembro, dependendo de diversos fatores.
A armadilha que deverá ser utilizada em conjunto com esta feromona encontra-se aqui.