DGAV leva sessões de formação sobre Xylella fastidiosa ao Alentejo

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária vai realizar duas sessões de formação sobre a Xylella fastidiosa, na região do Alentejo. A primeira está marcada para o dia 13 de dezembro, em Moura (Cooperativa Agrícola), e a segunda para 14 de dezembro, em Elvas (Escola Superior Agrária).

Estas acções, com um máximo de 22 participantes cada, são realizadas em colaboração da DRAP Alentejo e do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, devendo as mesmas serem enviadas à DGAV até ao dia 6 de dezembro de 2017, para o e-mail formacao.especializada@dgav.pt. Formulário de inscrição aqui.

Objectivos

Estas acções destinam-se a técnicos das associações de produtores, responsáveis técnicos de Garden Centres, de empresas de jardinagem e dos espaços verdes das Câmaras Municipais.

O objectivo é dotar os participantes de conhecimentos sobre a situação actual de Xylella fastidiosa na UE, hospedeiros, sintomas e vias de transmissão com vista à realização de prospecções em plantas hospedeiras. Além disso pretende dotar os participantes de competências no âmbito de colheita e identificação (triagem) de potenciais vectores de Xylella fastidiosa.

A DGAV pretende ainda dotar os participantes de conhecimentos sobre os procedimentos de colheita/acondicionamento/codificação de amostras em diversos hospedeiros e de potenciais vectores e de conhecimentos sobre os procedimentos de comunicação e articulação com as entidades oficiais.


Fonte: http://agriculturaemar.com/dgav-sessoes-formacao-xylella-fastidiosa-alentejo/


DGAV leva sessões de formação sobre Xylella fastidiosa ao Alentejo